Redes neurais artificiais e as aplicações dentro das empresas

Com a transformação digital acontecendo em alta velocidade, é comum que nem todos acompanhem com a mesma rapidez as tecnologias disponíveis e seus diferenciais. Porém, quando o assunto é Redes Neurais Artificiais (RNA), é importante que você conheça e entenda como a sua empresa pode alcançar outro patamar trabalhando com inteligência e precisão.

Afinal, o que são as Redes Neurais Artificiais? 

Para entender o que são as Redes Neurais Artificias, primeiro você precisa saber que com a Inteligência Artificial, dois termos são muito comuns: Machine Learning e Deep Learning. Todas essas terminologias fazem parte de uma mesma linha de raciocínio: máquinas aprendendo e replicando comportamentos humanos em níveis e moldes diferentes.

Na realidade, elas são evoluções naturais umas das outras, como você pode visualizar abaixo: 

imagem 2023 09 30 161755424


Presente no Deep Learning, as Redes Neurais Artificiais são processos de aprendizagem evoluídos, organizações programadas de algoritmos dentro de modelos matemáticos. O “neural” é uma analogia ao formato de aprendizagem do cérebro humano. Ou seja, através de dados, a tecnologia encontra padrões complexos e significados atribuídos para a tomada de decisão e ações a serem executadas. 

Como as Redes Neurais podem ser aplicadas dentro das empresas 

Investir em Redes Neurais Artificiais significa compreender de forma inteligente, assertiva e com ganho de tempo operacional o comportamento do seu cliente, seja ele interno ou externo, transformando o potencial competitivo da empresa e construindo uma forte cultura de dados para tomada de decisão.
Alguns segmentos como a saúde e a educação são destaques no uso de tecnologia deep learning para criar processos eficientes. Plataformas de e-commerce e marketplace também já utilizam esse recurso. Abaixo, temos um exemplo de como usar as redes neurais artificiais dentro de um processo de vendas online.

Dentro de uma loja digital, existem diferentes perfis de consumidores, que percorrem todo o site em busca de futuras compras. O uso da inteligência aqui consegue identificar padrões e similaridades, agrupar os semelhantes, que seriam os clusters e, dentro de bases pré-estabelecidas, aplicar abordagens personalizadas, sejam descontos, como na imagem, ou uma comunicação própria, como divulgação de um produto específico que faça sentido para aquele grupo ou aquela pessoa. 
Nas empresas, além das vendas digitais e e-commerce, existem outras múltiplas aplicações onde as redes neurais artificiais fazem a diferença, classificando informações, agrupando dados, prevendo resultados e, até mesmo, detecção de fraudes.

Atendimento

É possível criar uma comunicação natural, simulando um atendente humano. A tecnologia vai aprendendo e evoluindo conforme as diferentes interações. O cliente do outro lado se sente mais confortável e a empresa consegue extrair mais informações dentro do atendimento.

Outra possibilidade que pode ser viabilizada é a agilização de atendimentos. Em centrais de atendimento tradicionais, o cliente fica esperando a central mencionar todos os números dos serviços disponíveis para poder escolher o que mais se adequa com o motivo da sua ligação. Porém, com as redes neurais, ele pode falar o que precisa e a inteligência artificial vai compreender e direcioná-lo de forma mais rápida.

Processos Internos

Existem departamentos de uma empresa que dependem de informações, sejam elas internas e/ou externas, onde as tomadas de decisões são realizadas após análises complexas, cruzando dados e consultando diferentes bases. As redes neurais são fortes aliadas, levando celeridade e assertividade.

Dentro de cada segmento existem processos específicos que a deep learning pode transformar os resultados, desde desenvolvimento de novos produtos até acompanhamentos personalizados.

Vantagens de se utilizar Redes Neurais Artificiais 

A rede neural é destaque quando se fala em tecnologia de ponta e transformação digital e entre os principais ganhos buscamos pelas empresas podemos citar os 3 a seguir:

Respostas Assertivas
O objetivo principal de se utilizar redes neurais artificiais é analisar em cima de dados, padrões e significados os caminhos e alternativas que sejam mais inteligentes, recebendo retorno com ações assertivas e adequadas.

Maior Performance e Otimização de Tempo

A análise inteligente de dados dentro de uma rede neural artificial entrega uma resposta mais rápida, isso impacta no desenvolvimento de toda a cadeia de processos codependentes, ganhando velocidade e produtividade.

Eliminação de Custos
Quando falamos em processos mais rápidos e assertivos a partir de respostas inteligentes, consequentemente estamos querendo dizer redução de risco, seja ele qual for dentro de uma cadeia produtiva.

As RNAs criaram uma nova perspectiva para as empresas, quebrando paradigmas e construindo bases fortes que se adaptam organicamente às exigentes e rápidas transformações do mercado e seus consumidores, ou seja, ficar avesso a essa tecnologia não é mais uma opção.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os nossos artigos. Segue a gente no Instagram e LinkedIn para conhecer mais sobre o universo da tecnologia e inteligência artificial dentro das empresas.

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS