Tecnologias inteligentes: 3 exemplos de aplicação e por que investir

Entenda como o uso estratégico de tecnologias inteligentes resultou em economia de 50% para clientes Profectum

Muito já se especulou sobre o risco de as tecnologias inteligentes substituírem a força de trabalho humana, mas, por aqui, acreditamos no que disse Bill Gates: “o avanço da tecnologia se baseia em fazer com que ela se encaixe de forma que você nem perceba. Dessa forma, ela é parte da sua rotina”.

A verdadeira proposta dos avanços do período conhecido como a Quarta Revolução Industrial – como Inteligência Artificial e Robótica – é facilitar, complementar e fortalecer o trabalho humano, automatizando funções rotineiras que, por muitas vezes, são manuais, repetitivas e burocráticas,  e acabam comprometendo a qualidade do tempo disponibilizado pelos times para a execução de projetos e tarefas que agregam valor ao negócio.

Com a aplicação de tecnologias inteligentes, além de aumento notável nos níveis de eficiência, agilidade e produtividade, também abrem-se oportunidades para que os colaboradores atuem na ideação e no desenvolvimento de novos negócios e inovações disruptivas para aumentar a competitividade empresarial. Entenda:

Como aplicar tecnologias inteligentes?

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é o termo que caracteriza uma área da computação que atua com algoritmos que se adaptam de acordo com os dados de entrada e saída (input/output), dinâmica que permite a identificação e implantação da solução (ou do conjunto de soluções) que melhor atende às mais específicas demandas do negócio. 

Quando falamos em inteligência de dados, é importante lembrar que existem alguns tipos de algoritmos de análise de dados, que podem ser divididos em: descritivo, preditivo e prescritivo. Entenda:

Descritivo

O descritivo analisa uma base dos dados obtidos durante a trajetória da empresa, gerando informações e insights sobre o histórico do negócio. Frequentemente utilizado para identificar oportunidades de melhoria, tendências de comportamento etc, o algoritmo descritivo torna mais segura e assertiva a atuação dos principais tomadores de decisão do negócio.

Preditivo

Como o nome sugere, aqui aplica-se a análise preditiva, técnica que embasa previsões e projeções para predizer novas situações similares às apresentadas pelos dados estudados. Na saúde, por exemplo, é utilizado para prever o tempo de internação de um paciente de acordo com os padrões de idade, peso, comorbidades etc.

Prescritivo

O prescritivo é o algoritmo que capacita o time a entender, com base nos dados, como se deve agir em situações novas ou recorrentes. É muito utilizado para otimizar a gestão de suprimentos, por exemplo, e até da ocupação de leitos hospitalares.

Automação Robótica de Processos (RPA)

Entre as tecnologias inteligentes mais utilizadas atualmente, destaca-se o RPA (Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos), que usa softwares robôs para automatizar tarefas repetitivas com computadores e sistemas modernos. Os robôs são desenvolvidos para atender às demandas específicas de cada cliente.

A Profectum, presente em mais de 8 estados brasileiros, utiliza tecnologias inteligentes para transformar digitalmente empresas de diferentes portes e segmentos após realização de uma análise minuciosa dos processos, a fim de identificar quais problemas podem causar ineficiência e problemas de produtividade. Veja exemplos:

3 exemplos de aplicação de tecnologias inteligentes

Escolhemos 3 exemplos de aplicação de tecnologias inteligentes realizados pelos especialistas em tecnologia e automação da Profectum, para aprofundar o seu entendimento sobre o valor do investimento neste tipo de transformação:

Aumento da produtividade 

Com o trabalho manual, o ajuste necessário em 85 mil itens no banco de dados da empresa M. Dias Branco demoraria entre um ano e 18 meses para ser concluído. Após a implantação da tecnologia inteligente fornecida pela Profectum, uma solução personalizada em Inteligência Artificial, 36 mil itens foram ajustados em apenas 1 mês, registrando um aumento de até 12x em produtividade. Além disso, essa aceleração no processo de edição dos itens projetou 50% de economia em relação ao valor que seria gasto na execução manual da mesma tarefa.

Redução de custo na saúde

Com a implantação de um modelo preditivo em uma das maiores empresas do segmento de saúde do país, a Hapvida, os especialistas da Profectum desenvolveram algoritmos capazes de  prever pacientes com disposição à Diabete e indicá-los para tratamento em seu Programa de Medicina Preventiva. Para além da entrega de valor, essa aplicação demonstra a nossa essência em evoluir com pessoas e tecnologias.

Gestão inteligente de estoque

O Grupo 3 Corações transformou a gestão de estoque entre unidades com base nas prioridades determinadas pelos clientes, utilizando de tecnologias inteligentes para acompanhar tendências de comportamento e informações sobre o estoque em tempo real. Com o Projeto de Reposição Automática de Estoque – RAE, a empresa passou a contar com uma Inteligência Artificial que sugere os melhores mixes de produtos na composição das cargas de caminhões para abastecimento dos seus 27 Centros de Distribuição. Tal aplicação proporcionou uma projeção de  redução em 5% no custo logístico da companhia.  

Entre em contato com os especialistas Profectum para transformar o seu negócio através da aplicação de tecnologias inteligentes.

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS