Case

Saiba como a Profectum acelerou o processo de implantação da nova versão de ERP do Grupo 3 Corações

Compartilhe esse case de sucesso

Sobre a Empresa

O Grupo Três Corações tem sua trajetória entrelaçada com a história da evolução da indústria cafeeira no Brasil, estando desde 1959 na mente dos brasileiros quando o assunto é café. Natural do Rio Grande do Norte, há 33 anos iniciou a expansão para o Norte e Nordeste, inaugurando a sua primeira fábrica fora da fronteira potiguar, em Eusébio, no Ceará. Desde então, tem se tornado uma indústria alimentícia que não para de crescer, estando no top of mind dos brasileiros, sendo reconhecida por sua excelência na produção de café.  

A 3 Corações está presente em mais de 400 mil pontos de vendas em todo o Brasil, conta com mais de 30% de participação no mercado brasileiro, está presente em 6 países da América do Sul, possui  28 Centros de Distribuição, 9 unidades fabris, 2 unidades de compra e beneficiamento de café verde, 1 unidade de exportação e a escola de serviços e sabores 3 Corações. O grupo também conta com  uma plataforma comercial e logística própria, mais de 8.000 colaboradores diretos e  mais de 30 marcas distribuídas pelo nacional que buscam atender o paladar de cada região. 

Desafio

No cenário empresarial atual, a segurança no manuseio de dados se tornou uma das grandes prioridades. Com a crescente digitalização de processos e a constante evolução tecnológica, as empresas se veem diante do desafio de encontrar soluções que garantam a integridade e a confidencialidade das informações essenciais para seus negócios.

Neste sentido, a 3 Corações estava enfrentando um desafio na atualização do sistema S/4HANA, o  Enterprise Resource Planning (ERP) mais avançado da SAP, que dispõe de um software que combina inteligência artificial e integração de sistemas disponibilizado em serviço de nuvem. O objetivo era investir em tecnologia para melhorar processos internos, acelerar entregas e impulsionar o negócio. Além disso, o SAP S/4HANA atuaria também para a melhoria do atendimento ao cliente, gestão de estoques, processos de compra e redução de perdas, além de tornar as operações mais eficientes e ágeis.

Para essa indústria alimentícia, que opera diversos sistemas e processos complexos e tem atuação tão significativa no mercado brasileiro, a atualização do Enterprise Resource Planning (ERP) representava um grande desafio, pois era necessário garantir que os processos operacionais continuassem rodando em conformidade, assim como a segurança e confidencialidade das informações. 

Nesse contexto, a 3 Coração buscou a Profectum para apoiá-la nessa transição de ERP. Nosso time de Especialistas da Profectum entrou na operação com a missão de proporcionar um processo de implantação que superasse as expectativas do cliente.

Solução

Este projeto enfrentava desafios pela necessidade de recursos humanos, investimento e impacto operacional. Então, dispomos nossa equipe de especialistas, dedicada ao time da 3 Corações, para assumir o papel fundamental de apoio durante a implantação da nova versão do SAP S/4HANA. 

Com a responsabilidade de monitorar e conduzir  18 integrações do sistema, os especialistas Profectum garantiram a estabilidade durante toda a implementação. A atualização da nova versão do SAP S/4HANA durou cerca de dois anos e meio, envolvendo ainda a integração com outros 36 sistemas especializados que desempenham funções essenciais na operação da indústria alimentícia, dentre eles por exemplo: o sistema Fabril, Sistema de Gerenciamento de Estoque, Sistema de Gestão de Fretes, Sistema de Roteirização, Sistema de Gerenciamento de Riscos e Custos,  entre outros.

Resultados

Com os especialistas de  T.I Profectum, conseguimos contribuir com a escalabilidade, disposição estratégica e controle de informações para a 3 Corações. O resultado principal e mais tangível foi a implementação estabilizada e bem-sucedida da nova tecnologia SAP S/4 HANA. Assim, alguns dos resultados que permitimos que a 3 Corações conquistasse em suas operações foram: 

  • Maior controle de informações e dados em tempo real;
  • Mais eficiência e produtividade  nas operações;
  • Controle e redução de custos;
  • Automação e integração de processos.

OUTROS CASES