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Inteligência Artificial na Saúde: Como Aumentar a Eficiência e Reduzir Custos

Inteligência Artificial

Se você atua na área da saúde, com certeza está familiarizado com alta demanda, custos nas alturas e processos sem padrão. Quem vive essa realidade sabe que a primeira coisa que a grande maioria pensa quando se fala em uma reforma estrutural visando alta performance no setor é o aumento do investimento. Porém, essa é uma perspectiva simplista e errônea, existem soluções inteligentes onde o investimento é rapidamente percebido e recuperado com produtividade, eficiência e entrega.

Primeiro, vamos ver quais são os principais desafios das empresas na área da saúde que impactam na busca pela alta performance.

Desafios comuns no setor de saúde

A Gestão da Cadeia de Suprimento: A inoperância de tecnologias empregadas, o grande número de stakeholders envolvidos e o dinamismo dos ambientes interno e externo são os maiores desafios aqui.

Em hospitais, há peculiaridades que tornam essa operação ainda mais complexa. O foco principal dos profissionais de saúde é a recuperação rápida dos pacientes, normalmente os investimentos das instituições de saúde voltam-se para adoção de novas tecnologias e técnicas associadas ao contexto médico/científico, ficando a evolução dos processos em segundo plano.

São problemas encontrados na cadeia de suprimento:

Atendimento ineficiente: Um ponto negligenciado e que impacta em toda a empresa é a satisfação do cliente/paciente. O oferecimento de uma experiência completa não é mais um diferencial, e sim uma recomendação dos especialistas para a sustentabilidade das indústrias da saúde.

Não precisamos explicar nesse artigo que, na era digital, o cliente precisa ser conquistado e se tornar fã da sua empresa, afinal, reverbera e ajuda na prospecção, retenção e credibilidade da sua marca. Mas isso você já sabe, correto?

O que se vê são profissionais pouco treinados, com pontos cegos quando se trata de visão 360º e a falta de uma cultura organizacional estabelecida. A Gestão de Pessoas tem um desafio enorme que é aliar profissionais capacitados com treinamentos frequentes, porém, cabe aos gestores, otimizar esse capital humano executando tarefas de alto valor agregado, enxugando ou resolvendo de forma inteligente as atividades que podem ser executadas de maneiras mais eficientes.

Inteligência Artificial, transformando a realidade da sua empresa!

Falar de inteligência artificial na saúde é uma tarefa desafiadora, não por ser difícil, mas por ser uma discussão muito ampla e com muitas abordagens. Aqui, vamos focar na redução de custos e no aumento da eficiência nos processos.

A experiência dos pacientes precisam ser entendidas como prioridade para aproximá-los da empresa, estabelecer vínculo e sentimento de cuidado.

Saúde é um tópico delicado, a pandemia do novo coronavírus trouxe o assunto para os holofotes, destacando a necessidade de modernização das instituições com maior preparo desde o agendamento, até a hora de acolher e cuidar dos seus pacientes, seja em visitas de rotina, consultas rápidas ou mesmo internações.

A tecnologia agrega:

  • Criando um sistema de agendamento inteligente, com análise de banco de dados, frequência, histórico e lembretes;
  • Reduzindo o tempo de espera com cadastros antecipados e impacto na triagem;
  • Aprimorando os prontuários eletrônicos, cruzando informações e permitindo abordagem específica, rápida, assertiva e inteligente.
  • Entregando resultados parametrizados, em casos de laboratórios, com análises anteriores, comparativos e sugestões.

Capital Intelectual e colaboradores motivados

Investir em sistemas para executar certos processos é na verdade um ganho para todas as partes envolvidas. Os colaboradores, indo de encontro ao que muitos podem pensar, enxugam tarefas e conseguem aumentar a produtividade, focando no que realmente importa.

Existem 3 tipos de atividades dentro das empresas de saúde:

Com alto grau de complexidade, que necessitam de colaboradores extremamente preparados e técnicos, aqui a tecnologia entra justamente como aliada, com alternativas como deep learning e redes neurais artificiais, as análises ficam ainda mais robustas e inteligentes, cabendo aos  profissionais um papel estratégico.

Com médio valor agregado, onde os processos exigem atenção da gestão mas não necessariamente de profissionais técnicos específicos. Geralmente é nesse escopo que acontecem os retrabalhos, a linha entre gestão e operacional se torna ainda mais tênue e o custo é dobrado, além dos atrasos e falhas.

Aqui, RPAs e Inteligência Artificial conseguem executar padrões com maior eficiência, sem a necessidade de intervenção na operação, entregando constância e resultado assertivo, a gestão volta ao seu papel estratégico.

Sem nenhum valor agregado, nesse cenário, não há a necessidade de um colaborador executando atividades morosas, repetitivas e que custem alto para a empresa, pois não gera retorno, apenas despesa. Trabalhos que podem ser executados por bots, como: preenchimento de planilhas, relatórios, cruzamento de informações, banco de dados digitais, ctrl c + ctrl v em arquivos digitais e acessos a sites de terceiros para buscar informações.

Reduzindo Custos

Implementar tecnologias de alta performance não significa investimento alto, muito pelo contrário, a percepção de valor está justamente nas entregas e as otimizações impactam no resultado final.

Importante buscar ajuda de profissionais capacitados para diagnosticar junto a sua empresa os gargalos e onde a Inteligência Artificial entra com maior valor agregado. Se trata de um fluxo, assim, o reflexo de uma execução de qualidade é visto e sentido em todos os quadrantes, para impactar lá na ponta, os ajustes precisam ser feitos em todo o caminho.

Enxugar, enxugar e enxugar! Esse é o segredo para reduzir os custos!

Poderíamos falar sobre como a tecnologia pode atuar nos diagnósticos avançados, descobertas precoces, métodos alternativos, tutoriais de alta performance clínica, banco globalizado… esses tópicos vão ficar para futuros conteúdos.

O fundamental é você saber que o uso da inteligência artificial aliada a processos bem definidos e pessoas capacitadas de forma estratégica, não mais em tarefas com baixo ou nenhum valor agregado, potencializam os resultados e aumentam os ganhos tanto para a instituição – com rentabilidade e eficiência, como para os profissionais que passam a ter funções relevantes e desafiadoras e claro, os clientes que sentem a diferença lá na ponta – e o país, porque não? – com uma iniciativa privada no setor habilitada a fazer a diferença para a população e se tornar referência, gerando especulação, investimento e ajuda.

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