Eficiência Operacional: saiba como as Squads Profectum de T.I.podem potencializá-la

Segundo o estudo IT Trends Snapshot 2023, da Logicalis, foi identificado que 54% das empresas participantes buscam o aumento da eficiência operacional, 48% a otimização e transformação dos processos e 37% o desenvolvimento da jornada de transformação digital. Apesar disso, atualmente as empresas enfrentam a dificuldade de encontrar e manter profissionais especializados para garantir essa transformação digital. 

Em um cenário de mercado que busca cada vez mais por inovação, o Outsourcing surge como uma tendência para sanar essa complexidade, partindo da necessidade das empresas de driblar a escassez de recursos humanos na área de TI. Como gestores,  é importante entender que a metodologia de delegar serviços de transformação digital a terceiros é um recurso de gestão e tem possibilitado às organizações focar no desenvolvimento de processos para escalar os resultados. 

Com atuação nacional e contando com grandes players do segmento de Saúde, Indústria e Varejo, a Profectum tem buscado cada vez mais evoluir com pessoas e tecnologia, proporcionando aos seus clientes um Outsourcing com diversos benefícios.  Nosso foco está no aumento da sua produtividade, trazendo melhorias significativas e eficiência para as empresas. 

“Considero a Profectum uma das grandes parceiras da M. Dias Branco. Apesar de trabalhar com outras consultorias, o serviço desenvolvido pela Profectum tem um grande diferencial com o People Analytics. Sua entrega de dados sobre performance, além do NPS dos colaboradores traz insumos que não encontramos normalmente no mercado.” – Felipe Dinardi, Coordenador de Data Science | M.Dias Branco

Mas como a Profectum alcança esse objetivo? 

Rápida Contratação

A Profectum conta com  um time de Aquisição de Talentos focado na sua experiência e nas dos candidatos desde o primeiro contato. Analisamos cada perfil de forma aprofundada buscando entender suas competências técnicas e pessoais para solucionar os desafios e transformar os negócios da sua empresa. Em nossos processos seletivos, 90% das posições são entregues em até 5 dias. Estamos sempre engajados em atender e proporcionar os melhores resultados, com agilidade e eficiência, para os nossos clientes. 

Gestão Compartilhada

Com o NPS (Net Promoter Score) em zona de excelência, acima da média para o segmento em Outsourcing, reforça o quanto a Profectum assume não apenas o compromisso da jornada de contratação, mas a condução e acompanhamento de todos os nossos especialistas por uma gestão interna da Profectum, que auxilia na performance desses profissionais junto ao cliente para garantir entregas de valor. 

Com uma equipe multidisciplinar de lideranças técnicas e comportamentais, desenhamos  estratégias focadas na trajetória do colaborador e na retenção desse talento. A Profectum busca estar sempre acompanhando e apoiando no desempenho de cada pessoa junto aos nossos clientes. Com isso, conseguimos aumentar a produtividade e reduzir seus custos com turnover.

People Analytics

Ter uma gestão de alta performance é um ponto crucial na entrega de indicadores de qualidade. Sabendo disso, investimos no acompanhamento sempre próximo às gestões internas de cada empresa para apoiar no desempenho de cada colaborador.

A Profectum desenvolveu uma plataforma de gestão, dentro da modalidade Outsourcing, que tem por objetivo mostrar a visão analítica do desempenho do colaborador. Este desempenho se baseia em um conjunto de informações geradas através de ciclos de pesquisas qualitativas e quantitativas. Esses dados auxiliam os gestores contratantes do serviço de Outsourcing a ter ciência da performance e desempenho de cada talento disposto.  

Utilizando inteligência artificial, a Profectum consegue prever o risco de demissão voluntária dos seus colaboradores e cruzar com dados de performance para gerar as melhores ações de desenvolvimento e retenção do profissional, reduzindo drasticamente os custos com a realização de novos processos seletivos. Sabe-se que uma vaga aberta em T.I gera prejuízo entre R$20.000 e R$25.000 por mês e por vaga aberta (Global Talent Crunch da Korn Ferry, 2022). 

“Essa é uma função nova no mercado de Outsourcing, pois existem poucas empresas que geram insumos que auxiliam na tomada de decisão para os seus clientes. Com o People Analytics da Profectum, conseguimos realizar uma gestão de fato compartilhada, observando o tempo de contratação, o clima organizacional e a probabilidade de adaptação com serviços e atividades que serão desempenhadas no gemba.” – Mel Santos, Gerente de Projetos na Profectum

Enquanto a rotatividade média por mês das empresas de T.I permeia os 2% (Merce, Brasil), a saída voluntária da Profectum é de 1,3%. A Profectum tem um dos melhores índices de demissão voluntária do segmento, com taxa em torno de 70%, menor que a média do mercado.  

Neste contexto, a metodologia Profectum está muito focada em proporcionar uma cultura baseada em processos, agilidade e colaboração, buscando sempre o aumento da eficiência operacional e a entrega de valor para o cliente interno e externo. Nosso estilo de trabalho sempre considera as pessoas no centro para gerar a verdadeira transformação. 

“‘Não existe gestão sem intimidade’. Essa foi a frase que escutei essa semana e que me fez pensar o quanto se aproximar da nossa equipe, de forma estruturada, contribui para o desenvolvimento do time”.  – Silvia Castro, Líder de Operações de TI na Profectum 

A proximidade no Outsourcing Profectum se torna um diferencial na realização das entregas, pois sustentamos um fator crucial para o alto desempenho de um colaborador: a sua satisfação. Estar próximo nos permite uma rápida identificação de qualquer problema e a rápida atuação para solucioná-lo. 

Descubra como a Profectum pode ajudar a potencializar o seu negócio, clique aqui para saber mais!

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS