Squads de TI e Inovação Empresarial: Como impulsionador da criatividade e da competitividade

É fato que em uma empresa da era digital, independentemente do porte, a gestão da Tecnologia da Informação assume cada vez mais um papel vital e estratégico no negócio. O que já era realidade, tornou-se ainda mais evidente nos últimos três anos: segundo o levantamento feito pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas estima que as empresas chegaram a aumentar em 85% os investimentos na área de TI durante a pandemia da Covid-19.

Uma tendência já consolidada no mercado internacional e em ascensão no Brasil  ,seja em materiais, software, equipes e serviços, que já conta com importantes cases como Netflix e WhatsApp, é o Squad de TI, que garante, por exemplo, profissionais especialistas alocados em times para se dedicar integralmente aos projetos da sua empresa, com custos reduzidos. Nessa modalidade, a empresa consegue focar no core business enquanto os especialistas cuidam do resto. Isso possibilita uma cultura focada na inovação da empresa, deadlines mais enxutos e equipes colaborativas.

Além disso, o squad de TI oferece amplos benefícios para os profissionais de TI, que poderão se engajar em uma diversidade de projetos com a oportunidade de ganhar experiência em uma variedade de tecnologias e desafios, enriquecendo seu conjunto de habilidades e proporcionando um aprendizado contínuo. Também contam a possibilidade de trabalhar para empresas ao redor do mundo em um formato que mais se adapta tanto à sua realidade como a do negócio em si, experimentando diferentes locais e oportunidades, além de uma remuneração competitiva e perspectiva de crescimento. Esse é um dos motivos pelo qual cada vez mais os techs recruiters de especialistas para compor squads de TI consigam atrair esses talentos de forma mais rápida que uma empresa com time de TI dentro de casa.

A seguir, vamos entender melhor como essa modalidade de parceria de negócios funciona e os resultados positivos que ela pode trazer para seu negócio. 

O que é Squad de TI?

Com a revolução digital, empresas precisam investir cédulas cada vez maiores em estrutura, equipamentos, processos, ferramentas, programas e aplicativos para que seus negócios possam crescer na velocidade que o mercado exige, ou ficará para trás. 

O ciclo interminável de reuniões e a constante elaboração de planilhas têm como objetivo analisar meticulosamente os custos em relação aos benefícios de liderar cada projeto. Infelizmente, muitas vezes, um projeto com potencial para elevar a empresa a um novo patamar acaba sendo relegado, devido ao receio dos riscos associados ao investimento necessário.

Quando falamos em especialistas, além do investimento em aquisição de talentos e encargos, a empresa é desafiada a realizar a seleção e com todo o processo de adaptação e treinamentos para só então conseguir realizar a iniciativa pelo qual o especialista foi contratado.

Diante desse cenário, os Squads de TI tornam-se uma alternativa mais econômica, mais ágil e mais flexível para que a empresa consiga investir tempo e dinheiro na inovação enquanto mantém esforços em seu core business. Essa modalidade de parceria permite que os projetos sejam desenvolvidos a um custo mais acessível para a empresa.

É importante frisar que os Squads de TI não são necessariamente destinados às empresas que estejam com orçamento reduzido, mas sim para aquelas que, grandes ou pequenas, desejam investir seus recursos financeiros de maneira mais eficiente, visando o retorno em um prazo mais curto que a alternativa oferece.

Alguns dos serviços que os Squads de TI podem realizar para uma empresa e que impactarão diretamente no avanço estratégico dela podem incluir:

  • Governança de dados;
  • Integração de Sistemas;
  • Gestão de Produtos;
  • Automação de Processos.

Benefícios dos Squads de TI

A economia em processos e evitar a compra e manutenção de equipamentos que serão pouco utilizados pela empresa são apenas alguns dos benefícios dos Squads de TI. 

Listamos a seguir alguns dos benefícios que os Squads de TI trazem para a empresa (e que talvez não tenham ficado claro até aqui):

  • Economia de Tempo

O investimento na compra de equipamento e na contratação de pessoas vai muito além do financeiro. Equipes são destinadas a isso. Esse tempo poderia estar sendo melhor utilizado pela sua equipe, enquanto a parceria via squad já estaria produzindo sua solução. 

  • Acesso aos melhores especialistas

Alguns dos melhores profissionais de TI estão vinculados a empresas provedoras de squads de TI. Isso porque essas empresas possuem em seu corpo de colaboradores especialistas das mais diversas áreas da TI, que estão em constante evolução, e selecionam bem quem vai cuidar de cada projeto.

  • Foco no core business

Ao contar com especialistas para gerenciar eficientemente áreas específicas, sua equipe pode concentrar-se na expansão de seu negócio em outros setores. Priorizar o núcleo do negócio é essencial para manter a competitividade no mercado e promover um ambiente propício à inovação.

  • Benchmarking e parceiro de negócios

Quando você seleciona uma provedora de Squad de TI adequada – como, por exemplo, a Profectum, claro! – você tem mais do que inovação empresarial, você tem um parceiro de negócios! Isso significa que a empresa tem acesso à expertise, benchmarking e cases de mercado e pode contar com toda a experiência que uma parceria pode trazer.

A importância da inovação

Inovação é a força motriz de toda e qualquer organização de sucesso. A inovação possibilita a criação e/ou o aprimoramento de produtos e serviços, que por sua vez é o que garante espaço no mercado super competitivo de hoje. Saber explorar o potencial de crescimento, usufruir da competitividade e sua capacidade de se adaptar aos ‘cisnes’ do mundo econômico é o que permite que uma empresa se sustente no mundo de rápida mudança da atualidade.

A realidade é que os Squads de TI são uma estratégia para impulsionar a inovação dentro das empresas. Por meio dessa modalidade de parceria, com a troca de talentos e de ideias, os negócios se lançam exponencialmente. Temos muitos exemplos de produtos que existem não apenas através, mas graças aos Squads de TI.

Inovação e Squads de TI

Embora seja fundamental para a criação de novos produtos ou serviços, a inovação não se limita apenas a isso. O processo inovativo também envolve a melhoria contínua dos processos, a otimização de custos e a adaptação a mudanças no cenário de negócios. 

Os Squads de TI desempenham o papel de catalisador da inovação. Eles permitem que as empresas se concentrem em seu core business, enquanto especialistas externos cuidam de tarefas de TI complexas e especializadas. Isso cria uma dinâmica em que a empresa pode alocar mais recursos para atividades criativas e estratégicas, acelerando assim o processo de inovação.

A inovação através dos Squads de TI é acelerada e oferece menos riscos, uma vez que os profissionais envolvidos são especialistas em suas áreas e existe um parceiro para compartilhar a responsabilidade e a gestão do projeto. Ela permite que a empresa ocupe, com sucesso, cada vez mais espaço no mercado e se destaque diante dos concorrentes – tudo isso tendo um menor risco, menor custo e sendo acessível para negócios de todos os tamanhos. 

Por meio desse duo de sucesso, empresas conseguem conectar excelentes profissionais e criarem as ideias certas, no tempo certo. Os Squads de TI inserem profissionais criativos, capacitados e especialistas na realidade do seu negócio para que, junto com os profissionais da casa, possam criar o seu próximo case de sucesso.

Cases de sucesso de outros tipos de Squads:

Netflix e Amazon Web Services (AWS):

A gigante que mudou o mercado audiovisual e acabou de vez com as locadoras de vídeos conseguiu esse feito utilizando a AWS para hospedar grande parte de sua infraestrutura de streaming de vídeo, permitindo escalabilidade sob demanda, o que contribuiu para seu rápido crescimento global.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens lançado em 2009 e vendido em 2014 para a Meta por cerca de US$16 bilhões teve seu desenvolvimento inteiramente feito via Squads de TI. Ainda hoje, o WhatsApp ainda utiliza os Squads de TI, utilizando os serviços de nuvem da Amazon Web Services e do Google para hospedar seus servidores. 

Como a Profectum inova com os Squads de TI:


Uma das maiores cooperativas de saúde do mundo tem crescido cada vez mais e busca uma constante melhoria em seus processos. Contando uma longa parceria com a Profectum, através do serviço de Squad de TI, e seus especialistas dedicados a solucionar os principais desafios na área de processos e tecnologia, a empresa de saúde tem obtido resultados promissores e promovido uma verdadeira transformação digital.


Pensando em garantir um atendimento eficaz e ágil para os seus clientes, a cooperativa médica possuía a necessidade de integrar dois sistemas: o primeiro é uma solução digital para médicos e pacientes, que facilita a prescrição e compra de medicamentos; o segundo é um sistema de gestão hospitalar, utilizado para gerenciar informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas.


Com a homologação da solução, a equipe expandiu seu alcance e realizou mais de 25 serviços adicionais, expandindo o seu uso para além do hospital em que foi realizado o projeto-piloto. Saiba mais sobre o Case! 

Como escolher o Squad de TI ideal?

Ao identificar que o Squad de TI é a alternativa ideal para seu negócio, o próximo passo é tomar a importante e crucial decisão de qual será a empresa que irá abraçar seu projeto com você. 

Fatores como expertise da empresa, portfólio, geolocalização, transparência e comunicação precisam ser levados em conta durante a avaliação. Lembre-se que você não está apenas contratando um fornecedor – você está fechando uma parceria de negócios. Encontrar o parceiro ideal de Squads de TI é a chave para o sucesso contínuo de sua empresa.

Ao escolher um provedor de serviços de TI que combine com sua cultura organizacional, compreenda suas necessidades específicas e ofereça soluções inovadoras, você estará preparado para enfrentar os desafios tecnológicos de hoje e do futuro.

Se você está em busca de um parceiro que mobilize profissionais rapidamente, ofereça uma gestão compartilhada e te dê a oportunidade de escolher a equipe com base no seu fit cultural e técnico, então a Profectum é a escolha ideal para você. 

Além de especialistas de TI, a Profectum oferece ainda ferramentas exclusivas para tornar a parceria ainda mais eficaz e estratégica, garantindo o sucesso do negócio. Com o Data Analytics Profectum, a empresa tem acesso a uma plataforma exclusiva para gerir, avaliar, reter e desenvolver o seu time de atuação. Já a Trilha de Desenvolvimento oferece programas educacionais personalizados para desenvolver os profissionais para o seu negócio.

Conheça mais nossas soluções e promova a inovação que o seu negócio precisa para alcançar novos níveis.

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS