Comerc Energia otimiza 97% de tempo em seu processo de análise de consumo energético com a Automação Inteligente da Profectum

Sobre a empresa

A Comerc Energia é uma proeminente empresa de consultoria em soluções energéticas na região nordeste. Seu foco está em fornecer serviços de eficiência energética, destacando-se pela criação e implementação de estratégias eficazes que visam reduzir o consumo de energia. 

A meta da empresa é modificar o panorama empresarial, buscando atingir a máxima eficiência econômica. Além de evitar desperdícios, a abordagem adotada pela organização proporciona resultados financeiros significativos para empresas que visam avançar na era digital e almejam alcançar vantagens concretas em um dos três principais elementos do seu planejamento estratégico e financeiro. Dentre esses aspectos, os gastos relacionados à energia estão entre as três despesas mais relevantes para qualquer empreendimento.

Os desafios da empresa

Com um crescimento exponencial de demanda e a ampliação constante de sua base de clientes, a Comerc enfrentou um desafio crucial para continuar alavancando os seus resultados: automatizar o processo de análise de consumo energético durante a  prestação do seu serviço.  

Para realizar a sua análise, a empresa se deparava com a situação de verificar individualmente as faturas de consumo energético de cada cliente no site da distribuidora de energia. Considerando que todos os acessos de arquivos estivessem disponíveis na plataforma, um analista de operações dependia de um turno inteiro para a conclusão da tarefa. No entanto, as faturas não eram disponibilizadas de maneira integral, tornando necessário o monitoramento e verificação desses documentos de forma constante, levando vários dias. 

O investimento significativo de tempo era necessário devido a natureza da prestação de serviço ser concentrada no processo manual de detecção de erros e discrepâncias nas contas mensais de energia. Era necessário realizar uma série constante de tarefas repetitivas, como salvar as faturas, verificar e comparar minuciosamente cada descritivo do documento. Somente após essa etapa, tornava-se viável fazer projeções dos gastos futuros para os meses subsequentes, considerando que a previsibilidade estava constantemente sujeita a possíveis alterações decorrentes da etapa anterior.

Solução

Buscando uma solução eficaz e que trouxesse escalabilidade para o negócio, a Comerc contactou a Profectum para desenvolver um projeto de Automação Inteligente. Logo no primeiro passo o Time Profectum realizou o levantamento de requisitos específicos e características do negócio para garantir agilidade e eficiência com uma solução.     

Para a prestação do serviço, foram idealizadas 3 fases. Na primeira, o principal objetivo era solucionar a captura das contas de energia nos sites das operadoras. Para uma operação mais rápida e flexível, foi criada e implementada um Robô Profectum, uma tecnologia de RPA (Robotic Process Automation) com a utilização de linguagem Script.  Agora, a Comerc conta com um robô que realiza a demanda de forma automatizada, disponibilizando uma tabela com informações de cada fatura. 

Com a operação de captura das contas solucionada, era necessário partir para a problemática de coleta de informações a partir da leitura dessas faturas, em uma segunda fase do projeto. Nesse contexto, o time Profectum criou uma Inteligência Artificial através de uma técnica de OCR (Optical Character Recognition). Deste modo,  a OCR seguiu a programação para ir em busca da informação necessária, definida para a necessidade da operação do cliente.

Para a última fase, era necessário garantir a entrega de dados e auxiliar na previsibilidade orçamentária do cliente final da Comerc Energia. Assim, integramos e aperfeiçoamos o robô com a inteligência artificial para realizar desde a captura de informações necessárias até uma análise para criar uma previsão de consumo de energia. Somado a entrega final, o Time Profectum desenvolveu um sistema de controle e gerenciamento das funcionalidade e dados para o cliente que permite realizar cálculos preditivos. 

O impacto no processo de análise de consumo energético

Ativo 7

A Automação Inteligente Profectum proporcionou otimização de tempo e redução de custo  para a Comerc Energia.

Com a automatização do processo, o serviço de Eficiência Energética não fica mais restrito à disponibilidade de um colaborador para executá-lo e conta com um sistema de alerta que informa quando o cliente ultrapassa a sua curva de gastos. 

O processo deixou de ser realizado em um turno de trabalho e atualmente pode ser realizado em apenas 15 minutos. Com essa otimização de tempo, os colaboradores da empresa podem ser direcionados para demandas e projetos que realmente importam, contribuindo estrategicamente para o crescimento do negócio. 

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS