Liderança de Empoderamento e a Business Unit da Profectum: relações com a motivação

Em 2023, quando olhamos para o mercado, ainda é possível identificar muitos casos de liderança tóxica e seus efeitos prejudiciais nas companhias e nos colaboradores. Segundo um estudo recente conduzido pela Universidade de Stanford, quase 75% dos funcionários relatam que seus chefes são a parte mais estressante de seus trabalhos. Por isso, é fundamental destacar a importância do contraponto com a liderança de empoderamento, que busca criar um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento. Muitas empresas ainda enfrentam líderes tóxicos ou uma cultura nociva, o que torna necessário conscientizar e implementar práticas que promovam uma liderança mais inspiradora e benéfica para todos.

Liderança Tóxica

A liderança tóxica é caracterizada por comportamentos negativos, autoritários e desrespeitosos do líder em relação à sua equipe. Esse tipo de liderança pode levar a ambientes de trabalho exaustivos, resultando em altos níveis de estresse, problemas de saúde, baixa satisfação e uma redução na produtividade, além da rotatividade de colaboradores. Outro perigo da liderança tóxica é que ela pode criar uma cultura de desconfiança e medo.

Simon Sinek, autor de cinco best-sellers sobre liderança, defende no livro “Líderes se servem por último” que uma liderança positiva prioriza as necessidades dos liderados e cria um ambiente de confiança. Ele alerta que a liderança tóxica surge quando os líderes focam apenas em seus objetivos pessoais, e destaca que não necessariamente são ignorantes, mas que faltam com o compartilhamento de informações, com a celebração do sucesso dos outros e com a divisão do trabalho.

Liderança de Empoderamento

“Grandes líderes não apenas inspiram ação, mas também criam um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas e capacitadas para alcançar o extraordinário.” – Simon Sinek

A liderança de empoderamento é baseada em princípios de inspiração, encorajamento e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Estimula a participação ativa nas decisões da empresa, criando um ambiente positivo e motivador, onde os colaboradores se sentem valorizados e assumem responsabilidades para contribuir significativamente com o sucesso da organização.

Com a construção de uma liderança de empoderamento, a cultura organizacional se fortalece e, naturalmente afasta aqueles que não estão alinhados, pois, a cultura é o pilar mais importante dentro de uma empresa, influenciando a maneira como as coisas acontecem e como as pessoas se relacionam e se respeitam, mesmo na ausência da liderança.

E como construir uma liderança do Empoderamento?

Comunicação eficaz

Estabeleça uma comunicação aberta e transparente com os membros do seu time, encoraje a expressão de ideias, opiniões e preocupações.

Empatia

Demonstre empatia e compreensão em relação às necessidades e desafios enfrentados pelos membros da equipe.

Reconhecimento

Valorize o esforço e as conquistas de cada um.

Feedback

Ofereça feedback de forma construtiva e orientadora, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de aprimoramento.

Desenvolvimento

Incentive o desenvolvimento contínuo da equipe por meio de treinamentos, workshops e oportunidades de aprendizado.

Como as Business Units da Profectum promovem uma liderança de empoderamento?

Entendemos que ao aplicar esses seis pontos citados no tópico anterior, podemos colher diversos benefícios, como a diminuição da rotatividade, o aumento do engajamento e da produtividade de membros de equipes, além de obter um clima organizacional de excelência com estímulo à inovação e à criatividade. 

Por isso, na Profectum, estimulamos a construção dessa liderança através da estrutura de Business Units (BU), sendo unidades de acompanhamento e co-gestão do nosso serviço de Outsourcing de T.I, especializadas para a sua área de negócio. Essa estrutura exclusiva fornece suporte e acompanhamento na gestão interna de profissionais alocados, junto aos clientes, e garante o alto desempenho nas entregas. Com um time multidisciplinar, acompanhamos a performance de maneira individual e proporcionamos trilhas de desenvolvimento e empoderamento de cada especialista alocado para poder estar engajado e entregando resultados de qualidade na realização de suas atividades e projetos. 

Contando com uma plataforma própria  de People Analytics, a Profectum apoia gestores de negócios com tomadas de decisões, com foco na motivação e crescimento dos profissionais Trabalhamos uma cultura da transparência, de proximidade e de excelência em nossos processos que permitem uma melhor experiência na jornada laboral e a satisfação dos nossos clientes durante a nossa atuação.

E é dessa forma que a liderança de empoderamento se faz presente no jeito de ser Profectum. Saiba mais sobre o jeito de ser Profectum clicando aqui!

“A liderança não é sobre ser o melhor. É sobre tornar outras pessoas melhores.” – Bill Gates.”

Compartilhe esse case

OUTROS POSTS