Case

Como a Profectum utilizou Inteligência Artificial para realizar um trabalho de 1 ano em 30 dias.

m dias branco

Compartilhe esse case de sucesso

Sobre a empresa

Com sete décadas de existência, a M. Dias Branco é uma empresa do ramo alimentício, líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, sendo a 6ª maior empresa de massas e a 7ª de biscoitos no ranking global  por faturamento. Possui dezessete  mil colaboradores, tem quatorze unidades industriais e 25 centros de distribuição espalhados pelo País. É uma empresa de capital aberto, com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desde 2006, no segmento Novo Mercado.

Desafio

A empresa M. Dias Branco  vem passando por uma transformação digital na sua área de negócios, e parte dessa modificação inclui a alteração do seu ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma corporação. Na M. Dias Branco, entre suas diversas funcionalidades, um ERP é utilizado para armazenar em sua base cadastral uma extensa lista de itens de manutenção, equipamentos de uso e matérias-primas. Em busca constante por modernização e robustez  a empresa optou pela mudança em seu ERP a fim de tornar a sua atuação ainda mais competitiva.

Porém havia um desafio, uma efetiva modificação deste Sistema não seria tão simples. Durante a transição, a corporação deveria garantir a sua base cadastral adaptando-se  às novas restrições: dos atuais 200 caracteres que cada item poderia conter em seu registro, deveriam ser reduzidos no máximo a 40 caracteres.

Para esta adequação, a empresa realizou testes iniciais e um processo de busca por ferramentas que pudessem auxiliar nessa transição, mas não conseguiu obter os resultados esperados e viu-se diante de duas opções: realizar as alterações de forma manual, estimando uma carga de trabalho com mais de 6 meses de duração ou encontrar alguma solução que conseguisse automatizar essa demanda. 

Solução

Foi então que a Profectum, com a sua expertise, em Automação Inteligente, foi acionada para apresentar uma resolução. Em 1 semana, com os primeiros testes, a equipe do projeto criou uma solução com Inteligência Artificial.

A equipe de especialistas da Profectum iniciou o projeto com a realização de uma análise minuciosa da base de dados que estava sendo utilizada no atual ERP e identificou que esta já possuía cadastrada cerca de 55.000 itens com as descrições ideais para a transferência do novo sistema, porém ainda era necessário encontrar uma solução para reduzir os caracteres de outros 85.000 itens. 

A partir desta perspectiva, nosso time desenvolveu uma I.A ( Inteligência Artificial) capaz de analisar os dados não estruturados. A solução é capaz de realizar a leitura de todos os itens da base de dados e encontrar características que diferenciam as principais palavras na descrição dos itens que devem ser trabalhadas e modificadas. Nossa tecnologia desenvolvida, consegue ponderar com pesos diferentes cada característica encontrada e torna possível atacar  somente as palavras que possuem o maior impacto sobre o cenário da empresa. Além disso, consegue ajustar de forma personalizada as regras de restrições para a padronização dos nomes dos itens definidos pela própria corporação. 

Com a I.A Profectum, essas palavras priorizadas são comparadas com a base de dados e encurtadas de acordo com as descrições do dicionário de siglas, criado em parceria com o nosso cliente. Agora em nossa solução, quando um nome é detectado, o algoritmo encurta o texto e busca todas as repetições nas descrições de itens da base de dados, reduzindo de forma automatizada os caracteres desnecessários até chegar em apenas 40 caracteres. Dessa forma contribuímos, de forma eficiente, na realização de mudança de ERP e na transformação digital em nosso cliente. 

Resultados

Caso a M. Dias Branco optasse por realizar manualmente a mudança nos caracteres dos  85 mil itens, desembolsaria uma estimativa de  custo para concluir o trabalho entre 12 a 18 meses com um time com atuação em tempo integral. Já com a solução fornecida pela Profectum, cerca de 36 mil itens  já foram saneados em apenas 30 dias. 

GNPi896IbPGa1tJJXEmzEq3dYz4i5kBDZqhsYGeEmil8b1XM59yWGPVet9N3MTA7xVDEEXQvp14c24l DEvZ9cfC1Kkmg0dFZnEMNv9

Ao final da primeira fase do projeto, uma aplicação foi desenvolvida e disponibilizada ao cliente. Agora os próprios colaboradores da área de negócio do grupo podem continuar o trabalho de refino dos demais caracteres em alguns dias, restando um número significativamente menor para ser refinado de forma manual. Dessa forma, projetamos que a empresa terá uma economia de 50% do valor gasto originalmente, caso o processo fosse realizado de forma manual, e será solucionado 12 vezes mais rápido.

Além da criação da IA, a Profectum desenvolveu um aplicativo de software que permite à equipe da M. Dias Branco resolver desafios semelhantes por conta própria, fornecendo autonomia para a parametrização do algoritmo aos diversos setores da empresa e eliminando a necessidade de recorrer a terceiros. Essa solução inovadora e eficiente fortalece a capacidade da empresa de enfrentar futuros desafios com agilidade e praticidade.

OUTROS CASES