Case

Uso de Inteligência Artificial na 3 Corações: Profectum Desenvolve Solução Personalizada para otimização da logística da empresa

Sobre a empresa

O Grupo Três Corações tem sua trajetória entrelaçada com a história da evolução da indústria cafeeira no Brasil, estando desde 1959 na mente dos brasileiros quando o assunto é café. Natural do Rio Grande do Norte, há 33 anos iniciou a expansão para o Norte e Nordeste, inaugurando a sua primeira fábrica fora da fronteira potiguar, em Eusébio, no Ceará. Desde então, tem se tornado uma indústria alimentícia que não para de crescer, estando no top of mind dos brasileiros, sendo reconhecida por sua excelência na produção de café.

A 3 Corações está presente em mais de 400 mil pontos de vendas em todo o Brasil, conta com mais de 30% de participação no mercado brasileiro, está presente em 6 países da América do Sul, possui 28 Centros de Distribuição, 9 unidades fabris, 2 unidades de compra e beneficiamento de café verde, 1 unidade de exportação e a escola de serviços e sabores 3 Corações. O grupo também conta com uma plataforma comercial e logística própria, mais de 8.000 colaboradores diretos e mais de 30 marcas distribuídas pelo nacional que buscam atender o paladar de cada região.

Desafio

O centro logístico da 3 Corações em Fortaleza representa o ponto central das operações em todo o Brasil, coordenando diariamente 27 centros de distribuição.

Nesse cenário, o principal desafio enfrentado  consistia em otimizar a operação de abastecimento dos 27 centros de distribuição a partir de 12 fábricas, fato que demandava a análise de dados referentes a mais de 50 transportadoras e 400 SKUs em cada centro diariamente. Nessa perspectiva, aspectos como rotas, paletização e capacidade dos caminhões precisavam ser considerados, demandando horas produtivas dos funcionários do setor. 

Além disso, a abordagem era realizada por planilha eletrônica com baixo nível de assertividade para taxa de ocupação.

Solução

Este projeto enfrentava desafios pela necessidade de recursos humanos, investimento e impacto operacional. Então, nossa equipe de especialistas, dedicada ao time da 3 Corações, assumiu o papel fundamental de apoio durante a implantação da nova versão do SAP S/4HANA.

Com a responsabilidade de monitorar e conduzir  18 integrações do sistema, os especialistas Profectum garantiram a estabilidade durante toda a implementação. A atualização para o novo SAP S/4HANA levou cerca de dois anos e meio. Além disso, envolveu a integração com outros 36 sistemas especializados. Esses sistemas desempenham funções essenciais na operação da indústria alimentícia, incluindo o Sistema Fabril, Sistema de Gerenciamento de Estoque, Sistema de Gestão de Fretes, Sistema de Roteirização, Sistema de Gerenciamento de Riscos e Custos, entre outros.

Resultados

A busca por uma solução pronta no mercado, após meses de pesquisa, não atendeu completamente aos desafios enfrentados pela empresa. Diante desse cenário, a decisão foi tomada para envolver a Profectum, visando o desenvolvimento de uma solução personalizada que atendesse integralmente aos requisitos essenciais.

A Profectum, em resposta a esses desafios logísticos, apresentou uma solução personalizada e inovadora para a 3 Corações. O processo iniciou-se com uma análise detalhada e mapeamento dos processos logísticos da empresa. Os especialistas da Profectum desenvolveram então o modelo matemático de otimização, denominado RAE (Reabastecimento Automático de Estoque), projetado especificamente para atender às demandas específicas da 3 Corações. O sistema é operado facilmente pela área logística que consegue montar cargas a partir do cruzamento de mais 30 variáveis em apenas um clique.

Paralelamente, para otimizar a eficiência logística e evitar desperdícios associados à gestão de transportes, a empresa implementou a aplicação Carga Certa, que utiliza técnicas de inteligência artificial. Essa aplicação processa informações provenientes do backoffice da 3 Corações, gerando cargas que, ao serem aprovadas, são automaticamente transferidas para o sistema de visualização e organização de carga.

A implementação do RAE contou com o uso da linguagem de programação Python, sendo o Pyomo escolhido para criar o modelo e o Solver CBC open source utilizado para otimizar a solução. O RAE focou na otimização do processo de seleção de materiais e itens, considerando diferentes tipos de carga e restrições específicas para produtos variados, como transporte de materiais gelados e quentes.

A eficiência do RAE é evidenciada pelo tempo de otimização inferior a 1 segundo. Além disso, sua integração com outros sistemas, como o de encaixe dos materiais nos caminhões, proporciona uma visualização rápida e fácil das decisões otimizadas.

A implementação do RAE pela 3 Corações aumenta a taxa de ocupação da frota gerando em torno de R$ 3.000.000,00 de redução de custo logístico. A flexibilidade do RAE em se adaptar a diferentes cenários contribuiu significativamente para a eficiência e precisão nas operações logísticas da 3 Corações, destacando-se como uma solução inovadora e eficaz no complexo cenário da logística nacional.

Entre em contato

Impulsione a
eficiência em seus
negócios agora.

Se você está procurando mais agilidade, eficiência e automatização de processos da sua empresa, você pode contar com a gente!

Fortaleza/CE
R. Monsenhor Bruno, 1153
Aldeota, Fortaleza – CE
CEP: 60115-170
São Paulo/SP
R. Dr. Renato Paes de Barros, 618
Itaim Bibi, São Paulo – SP
CEP: 04530-000

    0/2000

    Fale com um
    especialista