Case

Como a Profectum contribuiu para a redução de gastos, controle de qualidade e aumento da eficiência em uma das maiores indústrias do ramo alimentício do Brasil

Sobre a empresa

Com mais de 70 anos de história, uma empresa líder no setor alimentício brasileiro tem desempenhado um papel proeminente, consolidando-se como referência em sua área de atuação. Internacionalmente, é reconhecida como uma das principais organizações no segmento, destacando-se pelo seu expressivo faturamento. Com uma equipe composta por 17 mil colaboradores, opera em 14 unidades industriais e conta com uma extensa rede de distribuição, composta por 25 centros estrategicamente localizados em todo o país.

Contexto

Na indústria alimentícia, é muito importante ter controle e visibilidade dos processos. Pois é necessário seguir uma receita à risca para manter a qualidade dos produtos fabricados. Seguir uma receita exatamente como especificado garante que o produto final seja consistente em termos de sabor, textura, aroma e outras características. Isso é crucial para atender às expectativas dos clientes e construir uma relação de confiança com a marca.

Além de seguir rigorosamente uma receita, uma planta produtiva deve monitorar seus processos para garantir que os indicadores do OEE (Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento) estejam alinhados em tempo real com as expectativas da empresa. O OEE compara a capacidade de produção de um equipamento com o que foi entregue, considerando disponibilidade, qualidade e performance.

Desafio e Solução

Diante desse cenário, a indústria alimentícia cliente da Profectum, reconhecida internacionalmente por seus produtos tradicionais buscava garantir eficiência fabril em tempo real. Isso incluía monitorar o consumo real dos ingredientes, os postos de trabalho, a disponibilidade dos equipamentos e a qualidade da produção.

Deste modo, identificamos a necessidade de escolher uma solução integrada para o controle do ambiente produtivo. Evitando a complexidade de múltiplas ferramentas especialistas com alto custo e dificuldades de comunicação, a escolha recaiu sobre o SAP MII. Este framework abrangente permitiu que o gestor de planta centralizasse operações em um único local, eliminando a necessidade de acessar sistemas e sites distintos.

O SAP MII integra sistemas e processos de produção, coletando dados em tempo real e fornecendo informações acionáveis. Isso possibilitou ao gestor tomar decisões rápidas e ajustar as operações conforme necessário, garantindo a eficiência da produção.

Resultados

A implementação do SAP MII, aliada a mudanças no ambiente produtivo, gerou resultados expressivos:

  1. Produção Conforme Planejado: A integração do SAP MII permitiu rastrear e controlar ingredientes. Reduzindo a inserção manual de dados e preservando a integridade das informações no sistema.
  2. Monitoramento do OEE em Tempo Real: O SAP MII viabilizou o acompanhamento contínuo dos indicadores de disponibilidade, performance e qualidade de produção, assegurando a eficiência operacional.
  3. Previsibilidade e Assertividade na Quantidade de Insumos: A eficiência alcançada na produção resultou em maior previsibilidade das necessidades de insumos, otimizando fechamentos de inventário e reduzindo ajustes e compras urgentes.
  4. Redução do Acúmulo de Pallets: O rastreamento de pallets por meio de etiquetas, visível para a equipe logística, reduziu o acúmulo de pallets na fábrica, mantendo um ambiente mais organizado e acelerando a entrega ao cliente final.

Em resumo, a parceria com a Profectum e a implementação do SAP MII trouxeram à indústria alimentícia maior controle, eficiência e qualidade na produção. Isso demonstra os benefícios da tecnologia no setor.

Entre em contato

Impulsione a
eficiência em seus
negócios agora.

Se você está procurando mais agilidade, eficiência e automatização de processos da sua empresa, você pode contar com a gente!

Fortaleza/CE
R. Monsenhor Bruno, 1153
Aldeota, Fortaleza – CE
CEP: 60115-170
São Paulo/SP
R. Dr. Renato Paes de Barros, 618
Itaim Bibi, São Paulo – SP
CEP: 04530-000

    0/2000

    Fale com um
    especialista