Kart

10 lições que o Kart oferece para alcançar a alta performance!

Certa vez, fui convidado para uma reunião, algo normal, a não ser pelo fato de que ela aconteceria em uma pista de Kart. Estranho, mas parecia ser uma boa idéia. Na pior das hipóteses iríamos nos divertir!

Chegamos no local da reunião e outro participante nos fez o seguinte comentário:

“Corram e pensem sobre os pontos em comum entre situações que vão ocorrer na pista e o que você precisa para ser um profissional de sucesso.”

E assim foi feito, abaixo compartilho os pontos que observei e que a partir dessa experiência venho buscando aplicar no dia a dia da minha empresa:

Lição 1: Antes de correr, imagine como será!

Antes de iniciar a corrida, fomos convidados a dar uma volta a pé pela pista para conhecer o percurso. Naquele momento comecei a imaginar como eu faria cada curva, onde iria acelerar, construí um plano de execução.

Corrida de Kart 300x300 - 10 lições que o Kart oferece para alcançar a alta performance!

Antes de executar de fato, faça a pergunta: Qual é o plano?

Lição 2: Seja flexível, improvise!

Naturalmente a corrida não ocorreu conforme o plano, percebi rapidamente que quando o elaborei não tinha todas as informações necessárias e, notoriamente elas fizeram falta na execução da corrida.

Mas é preciso perceber que o plano não deve ser algo rígido e fechado, ele pode ser reconstruído e atualizado a partir do momento que novas variáveis vão surgindo. 

 

Quando percebi que meu plano inicial não contemplava tudo o que seria necessário para que eu alcançasse o êxito, tive um dos maiores aprendizados: aproveitar cada volta para evoluir. Então, a experimentação e o improviso começaram a fazer parte da jornada.

Lição 3: Existe o momento certo para acelerar e desacelerar!

Quem me conhece sabe que tenho duas características fortes: a competitividade e a ansiedade. 

Imagine só essas duas juntas, a combinação perfeita para rodar na pista. Meu pensamento inicial era: Tenho que ser mais rápido que todos.

 

Nessa linha, acelerar foi meu comando principal. Mas aí, o Kart, assim como a vida, demonstrou que:

“Para alcançar o sucesso não importa estar na velocidade máxima, o que realmente importa é estar na velocidade certa.”

Andar devagar pode dar uma sensação de segurança e provavelmente você não irá bater e nem rodar nenhuma vez, porém, dificilmente você estará entre os vencedores. Você não pode ir em uma velocidade acima do permitido pelas condições do percurso e de seu controle e com isso poderá estar colocando tudo a perder.

speedometer 662191 1920 300x300 - 10 lições que o Kart oferece para alcançar a alta performance!

Lição 4: Constância é o mais importante !

Com o aprendizado anterior comecei a adotar a estratégia de encontrar o melhor ritmo que eu poderia alcançar naquele momento sem errar. Busquei fortemente torná-lo constante. 

 

A pergunta chave é: “Qual o melhor ritmo que você pode alcançar AGORA, de maneira constante e sem cometer erros?” 

Lição 5: Melhoria contínua

Após conseguir compreender qual o ritmo que eu conseguia manter sem cometer erros, chegou a hora de começar a me desafiar, buscando assim aumentá-lo. A consequência dessa decisão? Rapidamente começaram a surgir os erros pois naturalmente estava saindo da zona de conforto.

A cada erro eu tinha uma oportunidade de aprender e buscar acertar!

Consequentemente, consegui perceber que estava evoluindo e isso conseguia ser medido com o tempo da volta que estava reduzindo gradativamente. 

 

As três próxima lições foram pontos fundamentais para que eu pudesse melhorar continuamente.

Lição 6: Qual a próxima curva?

Um fator relevante na corrida é que você não pode tomar decisões somente pensando naquele momento, é preciso sempre perceber qual é a próxima curva. 

 

É fundamental ter clareza que o final do movimento atual deve ser uma preparação para o próximo passo.

 

E você, já sabe qual é a próxima curva da sua vida?

Lição 7: Não perca o foco com o concorrente , olhe para o seu desempenho!

Uma armadilha que existe é você executar ações em função do seu concorrente. Isso faz você perder o foco dos seus pontos de melhoria e consequente perder a visão do melhor ritmo a se manter. 

Nessa situação, podem acontecer pelo menos dois efeitos colaterais negativos:

 

1.  Se você estiver na frente, por estar olhando sempre para o retrovisor você pode não usufruir do seu potencial máximo perdendo assim a oportunidade de aumentar a vantagem;

 

2.  Se você estiver atrás, poderá ir em um ritmo que não terá capacidade de controlar e você terá maior probabilidade de errar. Errar não é o problema, o verdadeiro problema é errar olhando para o outro, ou seja, você não conseguirá aprender com o seu erro ou conseguir estratégias diferentes que virem o jogo.

Lição 8: Habilidades não vem de graça!

Certa vez, escutei a seguinte afirmação: “Repetição é a chave da alta performance!”

Discordo fortemente disso, nem toda repetição nos traz benefícios. Existem pessoas que estão em empresas a mais de 15 anos, porém de experiência verdadeira ela só tem um ano, os 14 seguintes ela só repetiu o que fez no primeiro.

 

A importância da repetição é para fixar um conhecimento, após o aprendizado ser estabelecido é hora de encontrar novos formatos. Ao identificar novo formato, aprendemos e assim aplicamos sucessivamente.

 

A única repetição realmente válida é a do comportamento de estar sempre aprendendo novos formatos de melhores execuções.

 

Sempre existirá uma forma melhor de fazer!

Lição 9: É preciso comemorar!

Não existe nada mais motivador do que comemorar bons resultados! 

 

O que é um bom resultado?
Se para você o bom resultado é estar em primeiro lugar, a sua celebração levará um tempo maior para acontecer ou correrá o risco até de não ter o que comemorar.

 

Estabeleça metas e vitórias curtas, isso te ajudará a persistir no caminho do sucesso. Talvez, um caminho bacana seja definir como bom resultado ter um um tempo de volta menor que a volta anterior. Ou seja, ficar melhor do que o que você é nesse momento. 

Lição 11: Não há tempo para distrações!

No período que você decidiu estar na corrida, é preciso estar focado o tempo todo nela, cada segundo. Não adianta liderar e na última volta rodar o carro por imprudência, isso compromete todo o resultado de um trabalho. Atenção aos detalhes fará total diferença!

 

Inclusive na leitura do artigo, você percebeu algo errado? Entregamos 11 lições e não 10?


Pulamos da 9°. para a 11°, se percebeu, parabéns você está atento aos detalhes.

 

Siga em frente e o sucesso será certo !

Profectum 1024x1024 - 10 lições que o Kart oferece para alcançar a alta performance!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *