RH

O novo Recursos Humanos

Muito se fala em Marketing, Vendas e TI quando o assunto é transformação digital, porém o setor de recursos humanos é diretamente impactado nesse cenário e figura chave na geração dos resultados dentro da organização.

O primeiro passo nessa mudança é o reconhecimento de que o RH assumirá um novo papel e precisará estar preparado para isso, deixando velhos hábitos de lado e assumindo uma gestão dinâmica, moderna e eficiente.

jKjLZYthGB7rBxFAOXpiDfXbaPulxoVhd8g0fAL9Mci7JUdUUFmtbviS5bYJIjoD90QTKP3am2WkWpH5B1Vg0Z7dL4SKlAKa9rLpjarNX5y8bABkSzcZQeIwQQUrwcBAngeSAnxD - O novo Recursos Humanos

RH TRADICIONAL X NOVO RH

Por anos o setor de recursos humanos esteve atrelado aos departamentos administrativo e financeiro, sem escopo bem definido, acabava por ser uma função burocrática, responsável por documentos de entrada e saída de funcionários além de tarefas de apoio. 

Observa-se uma transformação nos últimos anos com relação a mudança não só do comportamento do consumidor final como do consumidor interno, está cada vez mais desafiador para as organizações a gestão dos colaboradores, ficando assim sob a responsabilidade do recursos humanos um papel mais engajado e participativo.

O novo RH precisa ser analítico, entender os anseios e gatilhos de cada departamento e indivíduo atrelando isso às metas e objetivos da empresa. Nesse cenário, tecnologias e metodologias são importantes para uma execução eficiente. 

O novo RH assume uma função estratégica e participa do planejamento executivo. São comuns tarefas e características como:

  • Compreensão dos produtos/serviços, departamentos e atividades pertinentes a cada área; 
  • Criatividade na elaboração de projetos e tarefas em prol do ambiente organizacional e colaborativo;
  • Engajamento com novas tecnologias e ferramentas que facilitem a comunicação interna, integração, busca de novos talentos e análises/feedbacks de satisfação dos gestores e operacional;
  • Abertura de diálogo para a diversidade e políticas de cunho social que colaboram para a o ambiente organizacional;
  • Aproximação do marketing e endomarketing 

VANTAGENS DO NOVO RH

Como dito acima, a figura do RH passou a ter um peso maior nas ações estratégicas da empresa e isso colabora para uma série de ganhos para todos os envolvidos. 

Inserido no contexto de planejamento da organização e integrado aos departamentos, o RH tem condição de tocar um processo seletivo com maior autonomia na busca por perfis específicos e que se encaixem na cultura organizacional. Um fruto desse crivo maior no processo seletivo é uma menor rotatividade, maior celeridade na adaptação ao cargo e resultados satisfatórios. 

Nesse novo contexto, o RH precisa estar mais perto do que nunca dos funcionários e gerar empatia e sentimento de pertencimento, inserir os colaboradores em uma perspectiva de colaboração e engajamento faz com que a satisfação dele aumente e a execução e resultado consequentemente.
Tempo para o que importa

A Visão sistêmica aliada a ferramentas e metodologias que potencializam a eficiência e retorno das tarefas levam a um ganho imensurável: Tempo. Quantas vezes o RH se perdeu nas rotinas de atividades burocráticas e problemas de colaboradores que tomaram tempo além do programado sem valor agregado? Isso impacta nas entregas e qualidade do trabalho. 

REALIZANDO A MUDANÇA
Os benefícios e ganhos são evidentes mas o trabalho é grande, é necessário entender que alguns desafios serão enfrentados e o gestor de RH precisa estar preparado.

Algumas medidas que serão necessárias:

  • Gestão de Tempo, aplicar metodologias para execução de tarefas e organização do escopo de trabalho; 
  • Planejar junto a outros departamentos as ações estratégicas com antecedência, não deixe acumular tarefas ou terceirizar o que é de responsabilidade do RH;
  • Estude boas práticas de outras empresas, realizar benchmark é pertinente ao RH, lembre-se que muitos colaboradores possuem o mal hábito de sempre olhar o gramado do vizinho, quando o RH se antecipa a isso e entende o que o mercado traz de novidade para o clima organizacional, a sua empresa também será a referência;
  • Busque constantemente alinhar o mindset dos colaboradores com o objetivo da empresa, invista em treinamentos e conteúdo.

Em um mundo onde as transformações são constantes e em alta velocidade, o novo RH é fundamental para a consolidação e crescimento da empresa.  

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *